Celebrando o Perdão de Assis

Santa Maria dos Anjos

Lugar místico

A Igreja Nossa Senhora dos Anjos, está situada próxima de Assis. A denominação da Capela se deu pelo seguinte fato: Conta a história, que no ano de 352, 4 peregrinos vindos de Jerusalém, construíram uma ermida onde veneravam uma relíquia do túmulo da Santíssima Virgem, que foi assunta ao céu pelos anjos e daí derivou o título de Santa Maria dos Anjos.

Basílica de Santa Maria dos Anjos

Em março de 1569, foi colocada a pedra fundamental da Basílica de Santa Maria dos Anjos, que por vontade do Papa Pio V, abrigaria no seu interior, a capela da Porciúncula. Este templo responderia ao desejo de englobar não só a Capela da Porciúncula, mas dos outros locais onde Francisco se recolhia e lá aconteceu o trânsito em 4 de outubro de 1226.

Frei Tomás de Celano descreve assim o amor de Francisco pela Porciúncula: “O Santo teve uma preferência especial por este lugar e quis que os frades o venerassem de maneira particular e que fosse conservado como espelho de toda a sua Ordem, na humildade e na extrema pobreza”.

Celebramos no dia 2 de agosto, o dia do perdão e da indulgência, que é até hoje uma data importante para a Ordem Franciscana. Esta indulgência foi estendida a a toda Igreja Católica pelo Papa Pio Xll.


Walter e Helena

Este texto foi escrito pelo casal,

irmão e irmã, Walter e Helena

%d blogueiros gostam disto: