Ecoteologia e Integralidade

Inicialmente, trago Jorge Mario Bergoglio, teólogo e filosofo que foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de São Miguel, entre outros títulos. No dia no dia 13 de março de 2013 foi eleito Papa onde escolheu o título de Francisco em homenagem à São Francisco de Assis.

Ir. Roney Martinho Pinheiro

Sendo assim, em 18 de março de 2015 lançou para o mundo uma carta encíclica “Laudato Sí” e nos traz a reflexão de integralidade do planeta, ou seja, somos corresponsáveis diretos neste processo do cuidado pela perpetuação humana.

Ademais, com o termo “nossa casa comum” conclama a todos seres viventes racionais para situação atual o esgotamento dos recursos naturais. “Água potável e limpa constitui uma questão de primordial importância, porque é indispensável para vida humana e para sustentar os ecossistemas terrestre e aquáticos.” (LS cap.2 p.24) Por conseguinte, o meio é um bem coletivo, patrimônio de toda humanidade e responsabilidade de todos.

Nesse ínterim, não consigo desassociar o que a humanidade está vivenciando(pandemia), ao que a nossa mãe terra está sentindo. Contudo, durante esses anos, com a exploração e degradação que causamos, ainda com nosso consumo desenfreado aos recursos naturais não renováveis.

Diante disso, temos pontos positivos e fraternos, experimentar globalmente os mesmos sentimentos em circunstância parecida nos torna mais empáticos com nossa própria dor e com a dor do outro. Estamos unidos por laços invisíveis e formamos uma espécie de família universal além de caracterizarmos, nos integra ao todo.

Assim sendo, uma mensagem de Assis: “Bem-aventurado o servo que se encontra tão humilde entre os seus súditos como se estivesse entre seus senhores. Bem-aventurado o servo que sempre permanece sob a vara da correção. Servo fiel e prudente (cf. Mt 24,45) é aquele que, em todas suas ofensas, não tarda em punir-se interiormente pela contrição e exteriormente pela confissão e pela reparação da obra.” (Escritos de São Francisco – Vozes 2009 p.43) é tempo de repararmos a obra.

Irmão Roney Martinho Pinheiro, Teólogo

Membro da Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos

Foto por Min An em Pexels.com
%d blogueiros gostam disto: