Do vencer-se a si mesmo

Legenda dos Três Companheiros

Capítulo IV – “Como a partir dos leprosos”


O beijo no leproso

“Como a partir dos leprosos começou a vencer-se a si mesmo e a sentir doçura naquelas coisas que antes lhe eram amargas.”

Escute e leia o capítulo na íntegra:


Capítulo IV (texto-fonte)

Leia e escute o texto-fonte do Capítulo IV como está presente também nas Fontes Franciscanas.

Escute o texto-fonte do Capítulo IV


Capítulo IV (Questionamento)

Siga estes passos para a reflexão. As perguntas o ajudarão e o guiarão no caminho da meditação franciscana. Depois delas, leia e ouça novamente o Capítulo. Boa reflexão!

  • Leia e escute o texto atentamente. Atentamente significa fisicamente, palavra por palavra, frase por frase, sentença por sentença, assim como faz o professor, por exemplo, quando corrige uma redação;
  • Procure ver como o texto se estrutura e se ordena. Ele pode ser dividido em partes? Quais? Qual o fio condutor que liga e movimenta todo o texto?

Escute o Questionamento do Capítulo IV


Capítulo IV (Do vencer-se a si mesmo)

Introdução

“O itinerário religioso é lento e gradual. Por isso, tem que ser percorrido passo por passo e constantemente. A saída do mundo secular e o ingresso na via religiosa e franciscana, com tudo o que isto implica e exige, constitui-se num longo tirocínio, com etapas, passos e exercícios precisos e bem caracterizados.”

(…)

Escute a Introdução


Capítulo IV (Do vencer-se a si mesmo)

Da origem do vencer-se a si mesmo

“No final do capítulo anterior, os autores apresentam Francisco retornando de Roma, da peregrinação que fizera ao túmulo de São Pedro e São Paulo, os primeiros seguidores e mártires de Jesus Cristo, protótipos da pobreza evangélica.”

(…)

Escute: Da origem do vencer-se a si mesmo

Capítulo IV (Do vencer-se a si mesmo)

De como Francisco cresce na arte do vencer-se a si mesmo

“Logo após a primeira vitória que Francisco obtém sobre si mesmo, os autores passam a descrever mais um exercício que ele empreende na busca e na consolidação, nesta difícil arte do vencer-se a si mesmo.”

(…)

Escute: De como Francisco cresce na arte do vencer-se a si mesmo
Escute: De como Francisco cresce na arte do vencer-se a si mesmo (continuação)


Capítulo IV (Do vencer-se a si mesmo)

Conclusão

“De “como Francisco começou a vencer-se a si mesmo”, indica um importante passo do itinerário franciscano. O título poderia ser também: Como Francisco, a partir da resposta recebida do Senhor, ardia inflamado interiormente de um fogo divino.”

(…)

Escute a Conclusão

Capítulo IV (Exercícios)

“Diz a legenda, no início deste capítulo, que Francisco “orava fervorosamente ao Senhor” (11). Orar fervorosamente ao Senhor para descobrir. entender e bem acolher a inspiração vocacional é, certamente, um importante e indispensável trabalho para uma boa iniciação na vida religiosa.”

(…)

Escute os Exercícios do Capítulo IV

%d blogueiros gostam disto: